domingo, 13 de abril de 2008

DESILUSÃO VS ILUSÃO


A ilusão e um qualquer erro proveniente de uma falsa aparência, pode também ser um erro de inteligência do entendimento, que faz tomar uma coisa por outra, a aparência pela realidade, o falso pelo verdadeiro. Estas são entre outras definições do que se pode considerar uma ilusão no seu sentido mais lato.
Vou também tentar definir o oposto da ilusão ou o desfazer desta que é a desilusão, que academicamente se pode definir como a perda das ilusões, decepção, desengano.
Apesar da desilusão ter uma definição mais positiva pois e o retomar da realidade, tem uma conotação muito mais negativa pois a ilusão esta associada a uma fuga da realidade que nem sempre e a mais apetecível.
Na sociedade actual, e ocidental, parece que vivemos numa eterna ilusão. Mas será tão elaborada como a sugerida nos filmes da trilogia Matrix, que dizem que todo o que nos rodeia no quotidiano e uma eterna ilusão gerada por computadores.
Mas a ilusão que realmente esta bastante presente e “entranhada” na nossa cultura e nos nossos hábitos diários são as ilusões criadas pelas mulheres com todos os artifícios criados por elas e para elas no sentido de agradarem ao outro.
Estes artifícios são todos socialmente aceites e muitas vezes necessários para sermos integrados na sociedade. Eles vão desde toda a gama de maquilhagem disponível no mercado a muita da roupa que cria uma ilusão tanto na forma do corpo como no estatuto que pode representar como ate nos sapatos.



FILIPE CORREIA

Sem comentários: